segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Patchwork e uma experiência “quem não tem cão, caça como gato”


A capa pronta.


Conjunto coordenado, capa e dois panos de prato.


Fazia um tempinho que eu vinha pesquisando sobre as técnicas mais simples de patchwork, que me permitissem conciliar a ausência dos equipamentos adequados com um resultado final um pouco mais elaborado.

 

Como já comentei em outra oportunidade, sem os equipamentos adequados, marco o avesso do tecido com a ajuda de uma régua comum e corto com a tesoura, o que não assegura um acabamento perfeito, como podem supor... =\


Barra alinhavada à capa...

Mesmo assim, para presentear minha cunhada, a Lenis, e persistente como sou, resolvi fazer um conjuntinho com uma capa de garrafão e dois panos de prato coordenados, utilizando patchwork.

 

Os meninos já havia dormido quando comecei. Optei pelo tecido com morangos, em composé com o tecido vermelho de poás brancos. Cortei duas tiras do tecido de morangos e uma tira do tecido vermelho e as uni deixando o tecido diferente no meio. Passei e marquei com a régua pelo avesso, formando pequenas tiras. Cortei nos locais marcados.


Passo a passo número 1...

Costurei as tiras uma a uma, apenas “desencontrando” o tecido vermelho, sempre para baixo. Passei todo o avesso para abrir bem as costuras. Costurei, em cada ponta desta nova tira, um triângulo do tecido de morangos.

... e número 2...

Por último, cortei as sobras de tecido. Alinhavei o viés vermelho, tanto em cima quanto embaixo. Essa tira foi, então, aplicada sobre a capa de garrafão que já havia costurado previamente.



 

Para os panos de prato, uni tiras de diferentes larguras dos mesmos tecidos, arrematando com o mesmo viés vermelho.



 

Não ter os equipamentos certos fez com eu tivesse um pouco mais de trabalho, é verdade. Mas quem não tem cão, caça como gato mesmo, não é verdade? Às vezes é preciso adaptar-se às condições existentes, levar mais tempo para concluir algo, mas, como tenho fome de aprender, isso se torna secundário.

 

Resultado final: fui dormir quase às duas da manhã, mas tremendamente satisfeita com o resultado. Não ficou alegre?



4 comentários:

A Casca da Cigarra disse...

Muito! Eu levei bem dois anos para comprar alguns equipamentos básicos. É tudo muito caro! Hoje tenho um cortador, uma tábua de corte que entortou pois saí para o trabalho e a deixei no sol, e algumas réguas. Mas conheço artesãs, como a Helena do Quilts São Eternos, que mesmo tendo o cortador preferem uma boa e velha tesoura bem afiada e fazem trabalhos super elaborados. Eu adorei os barrados! Beijo

Unknown disse...

Amiga, vc está de parabéns porque eu não faço isso nem morta! eheheheh...eu acho difícil unir todos esses quadradinhos :)

O seu garrafão vai ficou muito chique!

Beijocas!

Isa.

♥ Nia disse...

uauuu!! ficou um espanto :D
Mas é preciso ter muita habilidade para fazer isso! Se tu foste dormir às 2h eu acho que não ía dormir por dois dias! hahahaah :D
Resultado muito bonito mesmo :D

Eu ando com ideia de fazer um paninhos de cozinha assim, panos brancos com a barra num tecido a gosto :) Falta saber a arte para costurar! LOL :p
Será fácil de colocar o tecido num pano branco comprado? Ou é melhor comprar o tecido a metro e fazer os paninhos por inteiro?
Dicas? :)

CoccinellaDots disse...

Eu gostei, mas sou suspeita... adoro morangos! =)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...