quinta-feira, 14 de julho de 2011

Rainbow Cake


Ops! O simples bolo branco esconde um arco-íris em seu interior! =D


No post sobre o dia do meu aniversário, algumas imagens deixaram entrever o Rainbow Cake que fiz para surpreender as crianças (e os adultos também! lol). Conheci o bolo no blog da Mel, uma amiga australiana que escreve sobre maternidade e crafts. O post dela me levou ao site da Martha Stewart, onde consegui a receita e o modo de fazer.


Na foto tirada pelo Rafinha, detalhe do bolo laranja.

Na véspera, comecei a preparar os seis bolos. Problema 1: só tenho duas formas de 16 cm, então tive que fazer três fornadas; problema 2: não encontrei o corante laranja, então tive que misturar o vermelho e o amarelo; problema 3: resolvi não fazer a cobertura original, de buttercream, então optei pelo marshmallow, já que os meninos não gostam de glacê real (minha preferência).


Os seis bolos, já assados...

A massa, depois de pronta, foi divida em seis e, em cada uma, coloquei uma cor de corante em gel. Forrei o fundo das formas com papel manteiga, para agilizar desenformá-los. Para o recheio, não podia ser algo colorido, que “brigasse” com as cores dos bolos, como chocolate, por exemplo. Optei por uma baba de moça.


O Rafinha, curioso para saber o que eu faria com tantos bolos coloridos! lol

Na tarde do aniversário, bati o marshmallow e cobri o bolo. Meus meninos já o tinham visto, mas meus sobrinhos não. Na noite do jantar, fizemos o maior suspense sobre o “segredo” do bolo, criando muita expectativa entre eles. Meus meninos conseguiram se segurar e não disseram aos primos o que tinha no “bolo misterioso”. lol


Na ordem das cores, já com o recheio.

Antes dos parabéns, a velinha do número 3 foi quebrada, fazendo com que o meu bolo tivesse um solitário 6 no topo! Após os parabéns, eles não continham a ansiedade e várias mãozinhas ajudaram a cortar a primeira fatia.


Para o marshmallow, claras, açúcar e um pouquinho de paciência...

Em meio a “Ohhhh” surpresos, o Bernardo, meu sobrinho, dispara: “É só isso????” Todo mundo caiu na gargalhada.

 

Como é só isso, cara-pálida??? Fala sério, ninguém consegue mesmo surpreender essas crianças??? Nem com um bolo arco-íris???? Rimos muito e percebi que o Bernardo foi quem mais comeu do bolo. No fim da noite, ele puxa a mãe de lado e cochicha no ouvido dela: “Mãe, eu quero um desses no meu aniversário, tá?”

 

Xeque-mate!!!!!!!!


Coberto com o marshmallow...

O próximo bolo será feito em formas de 20 cm, para que fiquem mais fininhos. Na forma de 16 cm, cada camada de bolo ficou com um pouco mais de 2cm de altura fazendo com que, no total, o bolo tenha ficado muito alto. Isso dificulta um pouco na hora de servir. Da próxima vez, vou colocar mais recheio... Acho que a quantidade que fiz não foi suficiente para tantas camadas.


Um trágico acidente vitimou o número 3, minutos antes dos parabéns... lol


Bem, espero que tenham gostado. Adorei a experiência de fazê-lo e, certamente, ele aparecerá mais vezes nas festas das crianças... lol


Um arco-íris fatiado e doce... 

Caso você deseje tentar surpreender convidados exigentes como os meus, aí vai a receita como a fiz, com a cobertura de marshmallow:

 

Bolo Arco-Íris

Um pouquinho adaptado daqui


3 xic (chá) de farinha de trigo

4 col (chá) de fermento em pó

½ col (chá) de sal

1 xic (chá) manteiga sem sal em temperatura ambiente (usei um pacote de 200grs)

2 1/3 xic (chá) de açúcar (usei o branco, bem refinado)

5 ovos grandes, em temperatura ambiente

2 col (chá) extrato de baunilha

1 ½ xic (chá) de leite, em temperatura ambiente

Corante em gel nas cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo

 

Pré-aqueça o forno. Unte as formas, forre os fundos com papel manteiga e unte também o papel. Reserve.

 

Peneire numa vasilha a farinha, o fermento e o sal. Reserve. Na batedeira, bata o açúcar e a manteiga até ficar um creme bem claro e fofo. Vá acrescentando os ovos um a um, batendo vagarosamente até incorporá-los. Acrescente a baunilha e misture.

 

A seguir, vá acrescentando a farinha e o leite, alternando-os. Bata somente o suficiente para que a mistura esteja homogênea. Divida a massa em seis porções e, em cada uma delas, acrescente o corante em gel o suficiente para colorir cada porção de massa (uma pontinha de faca é suficiente, use com moderação e mexa bastante para que o corante seja totalmente dissolvido na massa).

 

Despeje as massas nas formas untadas e as leve ao forno, a 180º. Como são pequenos, eles assam em 10-15 minutos. Fique atento para que não queimem. Retire do forno e deixe esfriar sobre a grade do fogão.

 

Usei, como recheio, uma “Baba de Moça” feita com 1 lata de leite condensado, a mesma medida de leite, 1 gema, ½ col (sopa) de manteiga. Os ingredientes devem ser cozidos em fogo baixo. Quando começar a ferver e soltar do fundo da panela está pronto.

 

No prato de servir, comece com o bolo roxo, coloque o recheio e o bolo azul por cima. Continue alternando os bolos e as porções de recheio na seguinte ordem: roxo, azul, verde, amarelo, laranja e, por fim, o vermelho. Cubra com o marshmallow ou outra cobertura de sua preferência.

 

Marshmallow

 

Calda:

1/3 xic de água

¾ xic de açúcar (usei o branco, bem refinado)

 

Claras em neve:

4 claras

1/3 xic de açúcar (usei o branco, bem refinado)

 

Prepare a calda, colocando a água e o açúcar para ferver em uma panela. Misture bem e leve ao fogo até que fique com a textura de calda em fio. Bata as claras em neve bem firme e acrescente o açúcar bem devagar, para incorporá-lo. Com a batedeira ainda ligada, mas em velocidade baixa, vá despejando a calda lentamente, ainda quente e bata até que o marshmallow esfrie. Não tenha pressa, deixe bater até esfriar.



9 comentários:

Atelier Caseiro disse...

Eu achei demais esse bolo!
Tudo bem que vai corante, afinal é só pra algum momento especial. Eu gostei da diversão e da farra que deve ser surpreender a todos... E fazer tb deve ser mais engraçado do que trabalhoso! Será que arrisco? Tenho vontade! lol

A Casca da Cigarra disse...

Só o bolo é uma festa completa! Anotei e vou fazer!

Joanita disse...

Que bolo divertido, Simone! Espectacular! =)


Adenda: Como gostava de ter provado...

♥ Nia disse...

eu tenho de fazer um bolo destes!! Sou uma criança autêntica, as minhas pestanas colaram na foto do teu post anteiror!! LOL :p

Get Crafty!!! disse...

Aiii, adorei esse bolo, tudo de bom!

Aqui na terrinha colocaria recheio de cupuaçú :)

Obrigada por compartilhar a receita :)

beijos e bom final de semana :)

Melissa Goodsell disse...

Oh wow, it looks amazing!!!

Dinny Ristinia disse...

I'm drooling just by seeing your photos!!!
Yummy.... :)

Eri disse...

Eu adoro o arco-íris. Imagino como deve ser comer esse bolo cheio de gosto diferente. Uma misturada linda. Não me atrevo a pensar em fazer um bolo assim, mas vou ficar imaginando o sabor. Você realizou um sonho meu: conseguiu guardar o arco-íris. Aliás, não só guardar, mas comer. Beijos.

A Casca da Cigarra disse...

Simone, em sua opinião para a festa do Benjamin faço uma receita só, ou dobro e uso forma com 25cm de diâmetro? São uns 50 convidados, que a familiage é grande...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...