sexta-feira, 31 de maio de 2013

Linhas Escritas # Laowai




Depois de biografias, relatos de viagens são minha leitura preferida. Este livro, da jornalista Sonia Bridi, é um exemplo delicioso deste gênero.

Sonia, seu marido, Paulo Zero, e o filho de 3 anos mudaram-se para a China com o objetivo de instalar a base da TV Globo naquele país. Vocês conseguem imaginar o choque cultural, a resiliência necessária para se comunicar, trabalhar, sobreviver em circunstâncias tão diferentes de seu país natal?

Aos poucos, Sonia vai mostrando, além das diferenças, as similaridades e a beleza dos encontros que a família experencia ao longo de dois anos. Sua escrita é leve, o livro me fez rir em vários momentos, chorar em alguns e, sobretudo, apreciar a diversidade humana e cultural da China.

- Texto de divulgação -

Misto de reportagem e diário de viagem, Laowai narra a permanência do casal Sônia Bridi e Paulo Zero na China entre 2005 e 2006. Sem falar o idioma e com um filho de apenas três anos, encararam o desafio de montar a primeira base da TV Globo no Oriente. Sônia conta como foi viver dois anos num país literalmente do outro lado do planeta, com costumes completamente diferentes dos vivenciados até então - apesar de ambos serem cidadãos do mundo, os dois experientes jornalistas sofreram um grande choque cultural. A partir dos acontecimentos do cotidiano como alugar apartamento, liberar equipamentos na aduana, fazer exame para obter carteira de motorista, encontrar escola para o filho, descobrir onde comprar roupas para o seu tamanho ou abrir conta em banco, Sônia vai construindo um retrato da sociedade chinesa, em todos os seus aspectos, sob o ponto de vista de uma laowai, com olhar perspicaz de repórter e viajante experiente e uma perspectiva feminina que dá ao relato um sabor especialíssimo.”

Anote aí minha avaliação: imperdível! 





3 comentários:

Cecilia e Helena disse...

Que legal, fiquei com vontade de ler!
Beijos
Helena

Unknown disse...

A China deve ser linda!

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Deve ser mesmo imperdível, adorei e vou ver!
Obrigada pela dica Simone!
Beijos e ótimo domingo!
CamomilaRosa


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...