domingo, 12 de maio de 2013

Puzzle # O grande canal de Veneza




Quando minha mãe me pediu que comprasse e montasse um quebra-cabeça de 3.000 peças eu senti um arrepio, velho conhecido...

Quem passa por aqui sabe que amo puzzles, que já montei vários, dos mais diversos níveis de dificuldade. Porém, nunca havia encontrado um desafio como este... Tenho questionado minha capacidade de terminá-lo. Sério. Cada etapa de montagem tem exigido um esforço de concentração enorme!

Além disso, o quebra-cabeça é tão grande que não cabe na minha mesa de 6 lugares! As pecinhas da borda ameaçam cair a qualquer momento, é um drama mantê-lo estável, ainda que eu esteja usando o suporte adequado para a montagem e guarda (já que preciso usar a mesa diariamente para outros fins...).



Você conhece os passos para a montagem?? Não tem segredos, bastam apenas paciência, disciplina e organização.

Passo 1: ao abrir a embalagem, comece separando todas as peças da borda. Não se engane: no caso de ter que verificar todas as 3.000 peças, isso tomará muuuuiiiitoooooo tempo.

Passo 2: já que fará uma primeira triagem, separe as peças de acordo com suas semelhanças (cores, padrões, etc.) em recipientes diferentes. Não se engane: você terá que separar cada conjunto de peças novamente, de modo a permitir um agrupamento mais efetivo.

Passo 3: comece montando a borda. Primeiro, as partes com mais detalhes, que se agruparão naturalmente. Não se engane: as partes sem detalhes poderão ludibriá-lo...

Passo 4: montada a borda, respire fundo e comece montando as partes cujos detalhes são mais evidentes: estruturas, arquiteturas, rostos, etc. É importante que você vá colocando os pequenos blocos montados mais ou menos nos seus lugares.



Passo 5: mantenha a organização e a separação realizada. Nada de misturar as peças!

Passo 6: persista. Quando cansar, dê um tempo para si. Tem momentos que a pecinha está na nossa frente e não conseguimos mais enxergá-la...

Estou usando um rolo de um material aveludado, vendido no Brasil por um fabricante de puzzles, que me permite guardar o que está feito com pouca “desmontagem”, o que é ótimo. Para fixação, após a montagem, tenho usado a cola do mesmo fabricante, com bons resultados.

Quanto tempo vai levar? Não sei... Mas aqui cabe a última e mais valiosa dica: montar quebra-cabeças com os amigos é muito mais divertido e rápido! 

Feliz Dia das Mães!!!!


5 comentários:

Filipa disse...

Eu adoro puzzles! Tenho 2 para fazer, mas ainda não me sinto preparada para iniciar! Boa sorte com o seu! :)

Isadora disse...

Simone,
Eu admiro e invejo as pessoas que tem paciência para trabalhos grandes assim: puzzles, colchas em crochê ou patchwork, casacões em tricô, quadros grandes e elaborados em ponto cruz... Que legal esse seu puzzle!
Aqui em casa tenho alguns entre 500 e mil peças, eram dos meus irmãos quando eles eram adolescentes (e eu criança). Nem me lembro se eles chegaram a terminá-los. Quando me casei trouxe comigo na intenção de montar mas nunca levei a ideia adiante. Teve um que eu comprei para mim, um quadro cheio de gatinhos, cheguei a começar mas não terminei. Achei o máximo a sua ideia de organizar as peças antes! Eu acho que nunca vou montar e tenho pena de jogar fora, eu ia dar para a esposa de um amigo meu que também adora, mas perdemos contato. Dia desses vou tirá-los do armário e ver se estão em bom estado (são tão antigos!!!), se estiverem eu mando para vc, que tal? Tem um só de fotos da Marylin Monroe, todo em preto e branco, putz!!!
Beijos

Cecilia e Helena disse...

Uau, que enooorme, Simone! Que coragem e paciência!
Beijos
Helena
PS: adorei a coincidência!!!

Valma disse...

wow, I can't remember myself doing a puzzle
you often remind me of so good souvenirs with your activities sweetie =D
Good luck for this amazing piece !!!
big hugs
xxx

♥ Nia disse...

Também adoro! :D
Mas nunca vi um puzzle tão grande! LOL Esse é mesmo um puzzle de tamanho familiar!! hehehe Vai mostrando o progresso ;)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...