domingo, 10 de junho de 2012

Eu sou a favor do reaproveitamento! E você?




Não é muito segredo: eu adoro sobras! (Dita assim, descontextualizada, a frase soou meio esquisita, né? Lol)

A verdade é que tenho problema com desperdícios de qualquer natureza. Se tem sobra de comida na geladeira, logo crio um prato novo, diferente – nem sempre delicioso, mas sempre palatável. Detesto ver comida ir pro lixo...

Na última vez que fui à minha cidade, no interior, inventei de ajudar a arrumar o armarinho do meu pai, que andava meio largadinho. Todos os pedacinhos de fitas, bicos, rendas, por assim dizer, “não-vendáveis” (por que fossem pedaços pequenos ou manchados ou desfiados) foram parar numa sacolinha que eu trouxe. Tenho usado a maior parte destes restinhos em meus trabalhos. Tudo tem utilidade, se a alma e a visão não são pequenas...

Aí, nessa história de vender panos de prato, às vezes sobram pedaços do tecido de algodão. Fazer o quê? São 10cm aqui, 20cm ali. Nenhum deles dá um pano de prato, ainda que pequeno, não dá quase nada... Ops!?

Pra que serve mesmo o patchwork?? Costura, costura, costura: voilà! Sai um pano de prato novinho, útil, com “charmosas costuras verticais”. Após um biquinho de crochê preto, não fará feio em cozinha nenhuma! Imagine na minha!!?

Não tenho vergonha de usar coisas que foram antes de outra pessoa, de aproveitar pedacinhos de tecidos, nem de doar as coisas que não preciso mais. Tenho vergonha, sim, das pessoas que insistem em fazer de conta que não sabem que os recursos do nosso planeta são finitos.

E viva nosso jeito craft-sustentável de ser!  


10 comentários:

Anônimo disse...

Adorei seu texto e concordo com ele em cada letrinha. Por sinal nenhuma delas foi desperdiçada, tão perfeito e redondinho ele ficou. Craft Sustentável vem do passado, mas é o futuro. Gostei de saber que teu pai tem um armarinho, tudo a ver com você. Beijos, Lúcio.

Jud disse...

É isso aí, concordo em genero, numero e grau!!!!!!
Beijos querida,
jud-artes.

Atelier Caseiro disse...

Acho que este é o caminho... Ser e fazer antes de ter. O consumismo desvairado é traiçoeiro e desnecessario, no mundo craft, nem se fala... Qtos materiais, quantas gavetinhas cheias para quê? Já ouvi pessoas que compram tecidos e falam que tem pena de usá-los. Então por que compram?
Eu uso sem dó nem piedade. Confesso que as vezes ainda me apego numas bobagens, mas o exercicio do desapego é constante e aos poucos percebo que dar/doar/ reutilizar pode ser tão gratificante quanto receber, principalmente qdo sei que quem recebe dará melhor uso para aquilo que não me fazia sentido manter.

edna regina disse...

Amei Simone você tem razão,é nas pequenas coisas,detalhes e atitudes que vamos fazer a diferença....o pano de prato ficou ótimo,quer manda-lo para mim ,vou pintar e te mandar de volta....se quiser me mande um email...adoro te visitar,sempre saio daqui feliz,desejo a você uma semana abençoada....bjs!!!!!!

Valma disse...

Great idea =)
I'm for recycling too
I don't like to waste !
Next time if the fabric is very small you can do a hot pad =)
big hugs sweetie
xxx

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Olá....sou super a favor do criativo junta daqui e emenda dali e Voilá! Uma arte de retalhos nasceu!
Adorei seu pano!
Bjs e uma ótima semana!
CamomilaRosa

♥ Nia disse...

Concordo contigo e assino em baixo! :)
Sempre fui completamente contra deitar comida ao lixo, acho que já em pequenina aprendi isso com a minha mãe. As coisas podem sem aproveitadas, não há necessidade de desperdício, há muita fome no mundo para andarem outros a deitar ao lixo. Sempre fui bem cuidadosa nesse aspecto.
Quanto a bens, reciclo, reaproveito ou dou a quem possa fazer bom uso :)

edna regina disse...

Oi Simone,eu tentei lhe mandar um e-mail,mas não consegui,o emeu é ednacandido71@hotmail.com, que bom que você gostou da ideia será um prazer.....bjs!!!!!!

Unknown disse...

ahhh depois mostra uma outra ft dele inteiro!

Eu adoro aproveitar tudo e tb gosto muito de doar o q n uso para outros poderem aproveitar. Vira e mexe estou separando coisas q vão para a igreja e tb para as amigas q sei q vão utilizar :) Eu fico imensamente feliz em poder ajudar a todos :)

Rita disse...

Tb aproveito tudo! então comida não deito nada fora...spre dá para um almoço ou jantar a mais :)
E começo a aproveitar td para os meus crafts..embalagens, fitas e papeis de prendas que oferecem, caixas e outras coisas:9
Esse pano de cozinha ficou mto fofo;)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...