domingo, 11 de setembro de 2011

Linhas Escritas # Todos os Homens São Mortais



Eu me lembro do dia exato em que este livro da Simone de Beauvoir chegou às minhas mãos. Era adolescentezinha, vivendo numa cidade do interior, cheia de sonhos e fantasias românticas.

O mundo era pequeno e grande ao mesmo tempo: os limites das cidades próximas e o que havia além... Eu encontrava na leitura o passaporte para além, para fora e para dentro de mim. Eu só não estava preparada para este livro.



O romance narra a instigante jornada interna e externa do conde Fosca, personagem do século XIII, através do tempo e de regiões diversas. Punido pela imortalidade que recebe, apesar de muito tê-la desejado pela ambição ao poder, o conde Fosca havia imaginado o futuro onde veria seus esforços do presente serem realizados, mas aprende que tudo faz parte de um círculo e tudo se repete incessamente. (Fonte: http://pt.shvoong.com/books/novel-novella/1652644-todos-os-homens-s%C3%A3o-mortais/#ixzz1XAmG5IQv).

Quando me lembro de sua leitura, a palavra que me vem à cabeça é... espanto! Viver pra sempre não era uma dádiva??? Como assim??? Foi meu primeiro contato com o sentido que a finitude confere às nossas vidas, foram muitas e muitas horas refletindo sobre o sentido de ser imortal e viver perda após perda... Um gostinho amargo na boca...



Como podem imaginar, o existencialismo presente no romance colocou por terra as minhas visões mais românticas de mundo... lol Porém, muitos anos depois, quando comecei o processo de aquisição dos livros que foram fundamentais para mim, este foi um dos primeiros.

Anote aí minha avaliação: super-hiper-mega-high-power-blaster-recomendadíssimo!



2 comentários:

Isabella Morais disse...

Anotado :) Faz tempo que eu n leio nada...depois que o Matheus nasceu nunca mais tive tempo e tb vontade.

Tenho um monte de livros na fila de espera aqui na estante e nada... tenho que tomar vergonha na cara.

Moça, vc tem filho pequeno, trabalha, faz um monte de arte e ainda tem tempo pra ler? Olha...vc é poderosa!

♥ Nia disse...

Novidade para mim! Vou tomar nota ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...