domingo, 9 de maio de 2010

Livros Ilustrados com Bordados

É impossível falar neste tema sem mencionar a Família Dumont. No entanto, meu encontro com o trabalho destes fantásticos artistas deu-se fortuitamente, na Pinacoteca de São Paulo, onde eu vi uma tela deles exposta. Confesso que boa parte do tempo que dediquei à visita à Pinacoteca foi gasto diante da tela maravilhosa destes artesãos que, naquele momento, expandiram de maneira inenarrável a minha percepção sobre o ato de criar por meio das linhas, agulhas e tecidos. O que antes era local, regional e, mesmo, doméstico, foi alçado à categoria de global, atemporal e artístico. Em síntese: fiquei embasbacada...

Talvez tenha sido este um importante ponto de inflexão sobre habilidades, competências e desejos que, às vezes, a gente nem sabe avaliar no momento e que ganham sentido depois.

Comecei a pesquisar na internet e, mais recentemente, comecei a comprar em sebos os livros publicados e/ou ilustrados por eles. Formam uma coleção maravilhosa e o meu preferido é o que narra a vida de São Francisco, o meu santo preferido. Depois destes, dicas de blogs como o http://www.grupoteiadearanha.blogspot.com/, http://lacosetracose.blogspot.com/ e o http://espacociranda.blogspot.com/ ampliaram a minha coleção. Outros livros de criança e mesmo de adultos, com ilustrações diferentes, se tornaram foco da minha busca, assim como revistas, tecidos, telas... Alguns trechos de livros também têm aguçado a minha vontade de criar, mas este assunto merece outro post.

Nenhum comentário:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...