quinta-feira, 1 de maio de 2014

Linhas Escritas # Quinta Coluna





Alguns poucos amigos leitores deste blog sabem que sou psicóloga, ainda que não exerça a prática clínica. Na minha graduação, me aproximei da Psicanálise e foi esta corrente de pensamento que orientou minha formação e estágios clínicos.

O tempo e as oportunidades de trabalho posteriores foram me distanciando da Psicanálise, mas um autor – psicanalista – vez por outra, nos reaproxima: Contardo Calligaris.

Adoro o jeito como ele escreve. Tenho acompanhado sua trajetória e comprado seus livros. Mais recentemente, passei a acompanhar avidamente a Série Psi, criada e escrita por ele, em exibição no HBO. Fantástica!

Mas hoje, vamos falar de uma coletânea de suas crônicas e textos escritos ao longo dos anos para a Folha de São Paulo: Quinta Coluna (Editora Publifolha).

Mais que um olhar psicanalítico, o que apreendemos é o olhar desapaixonado de um pensador dos nossos tempos. Para quem quer conhecer o trabalho deste autor, este livro é muito indicado.

Texto de divulgação:

Quinta-Coluna" reúne 101 crônicas de Contardo Calligaris, publicadas em sua coluna semanal do caderno "Ilustrada", da Folha de São Paulo. Juntas, compõem uma coleção primorosa de textos, comentando assuntos que vão desde relações conjugais, adolescência, cotidiano, guerra, passando pelos expoentes do cinema, da literatura, e das artes em geral, sempre com uma visão que procura iluminar as questões mais urgentes de nosso tempo.”

Anote aí minha avaliação: leitura inquietante, indispensável àqueles que querem alargar seu ponto de vista sobre a maioria dos temas atuais.



2 comentários:

Valma disse...

the brain is so special...!
with my hormonal problems you should have some work on me :D
hehehe
enjoy your reading sweetie
xxxx

Matheus Pereira disse...

que trabalho primoroso parabéns


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...