quarta-feira, 18 de julho de 2012

Presentes de Aniversário #2




Eu tenho uma curiosidade tremenda sobre o que leva um artesão a cruzar a tênue fronteira que parece existir entre técnica e arte. Quando isso acontece? Quem reconhece que o limite foi ultrapassado e que aquele tal trabalho é uma obra de arte? Essas perguntas sempre me intrigaram...

Foi tentando encontrar uma resposta que encomendei o livro Push Stitchery, organizado pelo queridinho do cross stitch contemporâneo, Mr. X Stitch (Jamie Chalmers). Esse cara conseguiu reunir alguns outros crafters que, na opinião dele, cruzaram a fronteira.


Sim, é um bordado.

O livro me surpreendeu de diversas maneiras. Além de obras desses artistas, há uma pequena entrevista com cada um, na qual falam sobre suas fontes de inspiração, técnicas, desafios.

Sabe o que mais me chamou a atenção? Como a arte aproxima o tradicional do novo, do inusitado. Ponto cruz? Ok, já vimos. Mas bordado em metal? A revolução provocada pelo diálogo entre diversas técnicas ou, ainda, pelo uso da técnica convencional de uma forma inovadora parece ser o limiar a ser cruzado.


Blackwork, lindo.

Gostei muito de alguns trabalhos, me emocionei com alguns, detestei outros. Mas arte é isso mesmo, não? O livro é interessante, instigante. A seta da capa parece indicar o caminho a ser seguido para qualquer um dar o próximo passo.

Foi o segundo presente de aniversário que me dei este ano... Gostaram da minha escolha? 



PS: Qual foi o primeiro?! Te conto no próximo post.

3 comentários:

♥ Nia disse...

Fantástica! Conheço o Mr. X Stitch, acompanho as novidades pela web e pelo twitter, mas nunca me tinha apercebido desse livro! Sem dúvida que foi uma excelente escolha, acredito que nem interessante e enriquecedora!!

Valma disse...

you were right to offer you a birthday present =D
love this idea
seems to be a great choice
the arrow is an invitation to read the book =)
didn't know Mr Xstitch
embroidery with metal ! woo ! I already have troubles with simple metallic threads !!
big hugs sweetie
xxx

Rita disse...

Não conhecia, ma sparece mesmo muito interessante. Tenho que pesquisar isso melhor!
beijinhos


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...