domingo, 20 de maio de 2012

Um puzzle especial





De todos os pintores, os impressionistas sempre foram os meus preferidos. Não sei explicar por quê, nada sei sobre as questões técnicas, apenas sinto. Fico sempre profundamente emocionada diante da profusão de pinceladas que, quase etereamente, delineiam formas, contornos, cores. Parece o avesso de um bordado, com as suas imperfeições...

Monet e Renoir são, evidentemente, os meus “mais preferidos”.

Tenho outra paixão: puzzles. Quanto maiores e mais desafiadores, melhor. Se forem de obras de arte ou fotografias artísticas então, meu Deus!! Eu piro!




Ao longo dos anos, montar quebra-cabeças tem sido um passatempo familiar. Quando éramos apenas estudantes, eu e meus irmãos morando juntos num pequeno apartamento, a mesa da sala era sempre ocupada por um puzzle. Cada um que passava se demorava um pouco colocando algumas pecinhas. Assim, terminamos vários.

Na casa da minha mãe, uma Monalisa (2000 peças, o mais difícil que já montamos!) residiu ao lado de um Mapa Mundi de 1665 (3000 peças, o maior que já montamos) durante alguns anos. Montamos ainda alguns Tarsila do Amaral, bem brasileiros, que estão na casa da minha irmã. No meu escritório, tenho dois puzzles emoldurados de fotos de Ansel Adams, lindas imagens das Montanhas Rochosas em preto e branco.




Com a minha irmã, havia montado uma tela famosa de Renoir, “Duas irmãs” (1500 peças), que ela mandou emoldurar lindamente em dourado e, hoje, tem lugar de destaque em sua sala.

Aí, no feriado de 1° de maio, os trabalhos manuais ficaram de lado, pois passamos o dia montando outra tela deste pintor, “A girl with a watering can” (500 peças, lindo e rápido). Ela mandou novamente emoldurar e esta tela agora faz par com a mais antiga.

Foi um dia diferente e muito especial. Concordam que montar uma imagem tão bonita, pecinha a pecinha, é quase como estruturar um bordado? Todos os sentidos estão envolvidos, as mãos trabalham, a mente está focada no próximo passo, a cabeça desanuviada, livre da correria do dia a dia, o silêncio somente interrompido por alguma expressão de alegria – “Achei!” – ou frustração momentânea – “Cadê essa bendita peça?!”.




E vocês? Gostam de puzzles? Já montaram um dos grandes??


7 comentários:

CoccinellaDots disse...

Eu nunca montei nenhum. A minha mãe, sim! Já montou variadíssimos! Eu, por vezes, ajudava... mas aborrecia-me depressa!

Mas admiro a paciência e persistência de quem gosta! =)

Boa semana!

Valma disse...

In fact puzzles are a little bit like Xstitch =D
a piece and a piece and a piece and the design appears :)
I like puzzles but didn't do any for long !!
My favourite painter is Renoir =D
hehehe
I love this period in fact, but not only in painting
I read all Zola's book (don't know if you know Emile Zola) and Renoir was the painter at the same time, what he painted is what we find in Zola's book, I love =D
Ho my I'm telling my life again =D
big hugs
xxxxx

Sâmia disse...

Eu nunca montei nenhum, mas tenho bastante vontade.
Amiga, onde vc compra os seus??? Vc tem algum site para me indicar???
Bjim linda...tenha uma semana maravilhosa!!!

♥ Nia disse...

wow! Na parede nem diria que são puzzles! Isso visto ao vivo deve ser ainda mais bonito :)
Eu adoro puzzles! Nunca fiz assim de um quadro desse género mas tenho dois de 1000 peças que estão feitos e fatiados em 4 partes heheheh Na altura não tinha onde colocar então dividi em 4 fatias cada um e guardei direitinho nas caixas. Agora, a cada vez que lhes quero pegar, consigo tirar a fatia por completo haahhaha As peças já adiriam umas às outras, fixaram bem com o tempo :)

Kim disse...

Olá Simone - Eu adoraria fazer quebra-cabeças! Eu gosto dos quebra-cabeças 1000 peças também. Isso é um bom ponto de quebra-cabeças que são como um bordado. Eu aprecio a revelação lenta do art.
Kim

Unknown disse...

Era meu passatempo quando era adolescente! Tinha muitos! PAssava a cola tb que nem vc faz :D

Beijos!

Rita disse...

Bem, parecem obras de arte!:)
Tb já tive a época dos puzzles..fiz alguns mas não mto grandes. Tenho saudades!:)
Lindos estes :)
bjs


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...