quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O que há no final do arco-íris?



Quando a Andréa mostrou sua estante de livros organizada por cor, eu fiquei babando... Oh, my! Por que eu nunca pensara nisso?? Minha mente, nada cartesiana, vivia se debatendo sobre formas diferentes de agrupar, organizar, e tornar mais fácil o acesso aos meus 300 queridinhos, que habitam uma estante de módulos pretos e brancos do nosso escritório.

Ordem alfabética, lidos x não lidos, séries, tipos similares: eu havia tentado de tudo e, por fim, elaborado uma planilha de controle somente para registrar os empréstimos, as doações, o censo mensal.

Acho que já falei em outras oportunidades sobre meu vínculo infantil com os livros e, por mais que hoje eu saiba que terei, um dia, um tablet, acho que será necessária uma espécie de “desmame”.

Porém, enquanto isso não acontece, a Andréa aumentou minha vontade de mudar a estante de casa com este vídeo:




Ela disse: “Você vai pirar!” Resultado? Pirei!

Botei tudo abaixo, não sem antes fazer um planejamento. Quantos livros vermelhos? Quantos azuis, amarelos? A maioria usa pretinho básico??? Que coisa mais sem ousadia!!! Pilhas de livros agrupados por cor no sofá do escritório, foi a vez de selecionar as posições na estante.

Mas, vejamos... Os módulos da estante têm tamanhos e formatos diferentes, além das cores contrastantes (preto e branco), não ficaria mesmo tão fácil de organizar como numa estante de prateleiras lineares, mais ao nível do olhar. Ai, ai... Bem que a Andréa avisou que ia dar trabalho...

Por fim, decidi que os livros amarelos, vermelhos e azuis ocupariam os módulos pretos:





Os clássicos de capa dura continuaram juntos, mas as cores foram agrupadas:



As séries também ficaram juntas, numa prateleira mais alta:



Os brancos ocuparam duas prateleiras pretas, apesar do “esforço” do homenzinho de cristal para que eles coubessem numa só:



Os pretinhos fizeram contraste com o fundo branco, e problema mesmo só com a pequena quantidade de capas verdes:



Os meus São Franciscos ganharam um lugar só seu, bem destacado:



Para eu não enlouquecer tentando lembrar a cor da capa de cada volume, alterei a planilha para incluir a separação por cor. Trinta e três títulos foram retirados do acervo e seguiram para doação. Quero manter realmente só os livros que pretendo reler.

Ah, o que há no final do arco-íris? Reza a lenda que há um tesouro. Não, não são moedas ou pedras preciosas. São miríades de palavras entrelaçadas que formam o meu tesouro e suas cores.


9 comentários:

Gislene Ellery disse...

Ficou fantástico! Nossa! Muito bom mesmo! Imagino a trabalheira que foi fazer essa separação... Mas valeu a pena heim!
E adorei o fim do post! Eita que tu escreve bem mesmo, viu! Rsrs
Bjo!

♥ Nia disse...

Eu já tentei fazer o mesmo mas não resultou :p Ainda estava no meu apartamento antigo, mudei tudo, trabalheira danada :p ahahhaha mas depois não era funcional para mim, mentalmente estava tudo desorganizado! hehehehhe Mas sem dúvida que o resultado fica fantástico mesmo :D Muito giro!!!

Dyanna disse...

oias oias Simone

Ficou fantástico :)
Adorei o filme que colocaste !! Super querido =)

Jokas gandis e fica bem

Atelier Caseiro disse...

Eita! Não consigo calcular o trabalho que deu. Mas o resultado ficou lindo, tomara que acostumes e seja funcional pra ti mantê-los assim! Um charme, sem duvida. =D

CoccinellaDots disse...

Olha que boa organização?! Nunca me ocorreu tal ideia, mas a verdade é que até esteticamente fica bem! Boa ideia, boa partilha!

Mas, como a Nia disse, quem tem livros de áreas diferentes, fica um pouco "desorganizado", nãO?

A Casca da Cigarra disse...

Ai, Simone que lindo que ficou! Deu trabalho por certo mas vale a pena...eu cheguei a comprar dois livros roxos no sebo só para completar a prateleira, hahahah! Amei!

Unknown disse...

Menina, é muito livro! Uia!

Ficou lindo demais!

Beijos!

Bibiani Mesquita disse...

Nossa, que vídeo lindo!
Adorei a ideia das cores, nunca tinha pensado nisso...
Também tenho centenas deles aqui em casa, pois compartilho da mesma paixão que você. Sempre tentei arrumar por autores, já que me considero uma pessoa um pouco "compulsiva"... rsrs Se leio algum livro de que gosto de determinado autor, quero logo ler a obra completa... É maluquice ou não é? rsrs
Parabéns pela organização!
Ficou linda!!!

Rita disse...

Qd mudei de casa (aliás, qd casei e vim para uma casa nova) tb fiquei com a duvida de como organizar os livros..que eu tenho centenas tb e sempre a crescerem...pensei colocar por ordem alfabetica mas spre que comprava um teria que estar spre a move-los todos..era impensavel. Agrupei-os por autores, mas acaba por acontecer o mesmo. Agora estão sem ordenação nenhuma especial lol

Os teus ficaram lindamente..deve ter dado um trabalhão mesmo, mas compensou!! :)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...