domingo, 8 de janeiro de 2012

A filha de Francisco



Todas as três vezes que a minha mãe ficou grávida, meu pai, que é Francisco, nos consagrou a São Francisco, seu santo de devoção e, por isto, somos todos Franciscos + alguma coisa.

Durante a infância, nas romarias à cidade de Canindé, não entendíamos direito o que representava a fé, a devoção dos romeiros... Para nós, crianças, aqueles eram apenas dias de férias com papai e mamãe. Aventura. Sair da rotina.




Meu encontro com Francisco (o Santo) aconteceu muito tempo depois, já adulta, depois de aceitar o nome com o qual fui consagrada (explico: é que a combinação Francisca + Simone nunca me pareceu tão bonita quanto Ana + Maria, Maria + Clara... Paciência!).

Mas como eu dizia, só adulta consegui ter a perspectiva de quem foi Francisco de Assis e por que ser Francisca poderia ser tão maior e mais bonito do que eu aventara até então.




Não sei sobre sua orientação religiosa nem vou aqui expor a minha. Mas o exemplo de Francisco de Assis transcende a questão religiosa por seu amor aos desamparados, seu desapego às coisas materiais, a sua ligação com o meio ambiente e os animais. Profundamente envolvido com os problemas de seus semelhantes, ajudou a disseminar a fraternidade como um valor.

Eu comecei a colecionar imagens de São Francisco há algum tempo e a minha amiga de infância, Karla, as viu no escritório, quando esteve em minha casa. Há alguns dias, recebi uma mensagem dela dizendo que tinha mandado uma encomenda para mim, porém nem cheguei a suspeitar que pudesse ser um São Francisco.

Fiquei muito emocionada quando abri o pacote. Havia um São Francisco em madeira, uma escultura muito delicada, com pequenos passarinhos. Lindo, lindo. Adorei o presente e este Francisco já faz companhia aos outros dois.




Coincidentemente, no Natal, chego ao comércio da minha mãe, na cidadezinha onde nasci e, bem no alto da parede, uma linda moldura oval de madeira trabalhada, com uma imagem já amarelada do Santo.

Encantada por aquela peça histórica que, segundo meu pai, tinha mais de 30 anos só naquela parede, fiz deste o meu presente de Natal e esta passa a morar na minha Memorabilia.




Mais que um culto à imagem, o objetivo é lembrar que a humanidade de todos nós é feita de pequenos gestos de amor, respeito e desapego.


10 comentários:

Fernanda Leão disse...

Olá, Simone!
Vim agradecer sua visita lá na Fábrica de Ternuras e conhecer seu cantinho. Adorei o que vi por aqui, seus bordados são incrivelmente lindos e delicados. Muito bacana! Parabéns!
Beijos, com ternura!

(Ah, meus trabalhinhos são recheados com manta acrílica sim!)

Atelier Caseiro disse...

Oi Si, eu sou católica de formação, tenho meus santos de devoção e minha forma de lidar com a religião. Não tenho Francisca no nome, mas acho muito bela a relação deste santo com os animais e a forma como os fiés levam adiante seus ensinamentos. Como gosto dos bichinhos sempre peço proteção! =D
Um lindo domingo pra vc e a familia!

Karla Daniella disse...

Coração, você não imagina a alegria que me deu quando hoje abri o Face e vi a marcação q você me fez... Fiquei emocionada como criança quando vi meu nome no seu já famoso blog! Também sou fã de São Francisco... e da Francisca pra quem falo agora ( desde pequenininha!)! Te amo! Bjos!

cintia disse...

Oi Simone vim através do blog da Andréa, tudo lindo, na verdade acho que uma vez já tinha te feito uma visita, mas hoje vim com mais calma, parabéns pelos lindos trabalhos, beijos

CoccinellaDots disse...

Olá Simone!

Deixa, não és a única a não gostar da combinação do primeiro com o segundo nome. Por minha vontade era apenas "Joana" e os apelidos. :) A minha mãe não gosta nada que diga isso, mas é verdade! "quem diz a verdade não merece castigo", conheces este proverbio popular português? :D

Foi um belo presenta da sua amiga, Simone! A escultura é verdadeiramente bonita.

Bom início de semana

Rosana Remor disse...

Francisca, que lindo post!Sou também apaixonada por São Francisco, tenho um de pano, coisa mais linda!!Tenha orgulho de seu nome!é muito bonito!E sua parede ficou maravilhosa com esta nova imagem!bjs!

Unknown disse...

Nossa amiga, o final do seu post foi maravilhoso! Amei!

A imagem é linda mesmo! Presente maravilhoso!

Beijos!

Rita disse...

Lindo post...
Chamas-te Simone Francisca, então? Acho muito bonito:)
Eu spre adorei o nome Francisco..até estive para coloca-lo ao meu filho, mas como já havia muitos meninos próximos com esse nome, desisti.

E já estive Em São Francisco de Assis, em Itália...linda igreja, lindo local..com vibrações mto boas :)

Esse teu presnete é lindo!

beijinhos

♥ Nia disse...

Eu adoro o nome Francisca :)
E é bonita essa relação que o teu pai fez com o nome dos filhos, sem dúvida uma herança especial =)
Quanto a não gostar dos nomes próprios juntos... sabes qual é o meu segundo nome? Cláudia! Sónia Cláudia hahahaah por falar em nomes que não combinam... lol! :p

Vera Terezinha disse...

Lindo post,lindo nome,e mais linda ainda sua homenagem a esse santo maravilhoso.DEUS ABENÇOE SUA FAMÍLIA!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...