segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Jericoacoara: o buraco das tartarugas ou onde o jacaré dorme?


Na Lagoa do Paraíso, que tal deitar na rede ou tomar uma água de côco dentro da lagoa?

 

Um final de semana passado, viajamos para o Parque Nacional de Jericoacoara com os meninos, uma aventura que certamente ficará gravada na memória deles.

Para chegar na praia que já foi eleita uma das mais bonitas do mundo, enfrentamos mais de 5 horas de ônibus e mais 1 hora de sacolejos sobre as dunas num caminhão adaptado com assentos, chamado bucolicamente de “Jardineira”.

No meio do trajeto entre Jijoca, onde o ônibus nos desembarca, e Jeri (a gente logo fica íntimo do lugar e usa apenas este diminutivo...), o cenário é desértico, com dunas alvas, praias lindas e solitárias, uma imensidão varrida pelo vento morno e forte. Aqui e acolá uma árvore retorcida, um farolete, uma cabana abandonada.


No veículo oficial de Jeri, os meninos exigiram muitas fotos... lol


De repente, gringos e locais colorem o horizonte com seus equipamentos de kitesurf. A vila, mais povoada e animada do que eu me lembrava (fazia uns 17 anos que eu fora pela primeira vez...), não nos apeteceu muito com suas ruas de areia, preços altos e música ruim...

Porém, o passeio de buggy, o banho das lagoas de água doce no meio das dunas e o contato com a natureza nos conquistaram para sempre. Fizemos planos de novos finais de semana em alguma das inúmeras praias do nosso estado e a promessa de sermos para sempre felizes como naquele dia, olhando o pôr-do-sol de Jeri...


"Mãe, olha como eu sou fortão!"


Por fim, não compreendendo por que Jeri siginificaria “o buraco das tartarugas” ou, ainda “terra do jacaré dormindo ao sol”, já que não avistamos quaisquer exemplares destes animais por lá, a resposta dos meninos foi decisiva e convincente: “são os formatos das dunas, oras!”. Está de bom tamanho para mim.


5 comentários:

A Casca da Cigarra disse...

Pra mim a resposta deles é perfeita. E tu não tá fraca no quesito visita ao paraíso, hein? Que fotos, que lugar...

Sâmia disse...

Uau, esse é o verdadeiro paraíso.
Que fotos lindas!!!
Bjim amiga...tenha um 2012 maravilhoso!!!

Rosana Remor disse...

QUEM ME DERA ESTAR AÍ NESSE LUGAR ABENÇOADO POR DEUS!UM PARAÍSO!!AINDA VOU CONHECER, AH SE VOU!!BJS!!

♥ Nia disse...

Dá para ver que os meninos se divertiram bastante!!! :D Haja alegria!!
E por aqui o dia também foi muitooooo alegre, comecei o ano com presentes!!!! :D Guria que presente mais maravilhoso tu me mandaste!!! Caiu-me o queixo!!! O bordado é lindo, a cor é perfeita para mim já sabes :) e o tecido tem um toque tão gostoso!! (que tecido é? preciso aprender estas coisas hehehe) Tenho de confessar que foi dos presentes mais lindos que já recebi em toda a vida!!! Lindo lindo lindo =) Um charme! Um espanto! Não sei como te posso retribuir uma prenda tãooooo especial... estou encantada! maravilhada! =)
Uma abraço giganteeeee para ti! Estou aqui que não páro de sorrir!!!! :D

Rita disse...

Que sitio maravilhoso..
Fez-me tanto lembrar a minha viagem de finalistas até ao Brasil...que saudades..passeios de buggys..praias a perder de vista...mar maravilhoso..um sol fantastico..aiiiiii...preciso voltar uma 4a vez no teu país!;)

beijinhos


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...