quarta-feira, 4 de abril de 2012

A árvore da Rita




Essa Family Tree é um bordado que me dá enorme prazer. Já mencionei, mas não custa relembrar a autoria do design (Cozyblue) que você pode comprar aqui.

Como ia dizendo, a Rita Matos respondeu rapidamente com as informações que gostaria de ver bordadas e eu dei início à produção de sua árvore há alguns dias.

Eu inicio passando o risco para o linho com a ajuda do carbono. Essa técnica é péssima, porém como o linho é opaco, não conseguiria passar de outra forma e não tenho habilidade suficiente para apenas desenhar com a caneta solúvel em água. Conseqüência? O bordado precisa ser lavado e isso sempre me dá calafrios: a tinta do carbono sairá completamente?!




Depois, bordo as linhas internas do tronco da árvore que, na minha opinião, são a metáfora mais bonita para representar um relacionamento duradouro.

A casca da árvore geralmente é bordada num tom mais escuro e, desde a primeira que bordei, é a parte mais desafiadora, não só por ser utilizado o ponto cheio, mas, também, por que sua uniformidade garante uma distinção ao conjunto.

Por último, bordo os nomes. No “coração” do centro, em vermelho. Nas folhas, em verde. E esta é a segunda metáfora mais bonita deste bordadinho: galhos são a renovação, a continuidade da árvore, geram a copa com seus frutos, sua sombra...




A árvore já seguiu para Portugal. Enquanto isso, cuido para que a minha árvore permaneça frondosa, com galhos cada dia mais fortes. Um dia, quem sabe, estes galhinhos serão novas e diferentes árvores e eu quero muito sentar à sua sombra, ver tudo bem de perto. 



7 comentários:

♥ Nia disse...

Veio para a minha terra! :D hehehe

Eu adoro este bordado, fica uma peça tão especial.. simples mas de um encanto imcomparável! :)

Cecilia e Helena disse...

Ficou lindo, Simone. Parabéns à Rita.
Abraço.

Gislene Ellery disse...

Ficou linda!
Também sou fã da Family Tree!

Bjo!

Marta disse...

Adorei!

É super carinhoso e personalizado, muitos parabéns!!!

Boa Páscoa!

Bjocas

Unknown disse...

Eu sou fã do seu trabalho! Sério!

CoccinellaDots disse...

A Rita vai adorar, com certeza! =)

Rita disse...

tão lindo!! E veio para portugal eheh

beijinhos


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...