domingo, 26 de janeiro de 2014

Receitinhas # Cupcake de Banana com Granola





Todo mundo adora bananas, não? Até hoje, conheci apenas uma pessoa que me disse não suportar bananas.   ¬_¬

Essa receita é para quando aquelas bananas, de tão maduras, estão prestes a ir pro lixo. Lá em casa os meninos rejeitam as pobrezinhas com manchinhas pretas na casca, ou molengas, mas adoram estes pequenos cupcakes! Vá entender!!

Voilá! Aproveitamento, saúde, fibras, vitaminas, tudo de bom reunido num único cupcake! E, ainda por cima, uma ótima sugestão para os cafés da manhã de domingo ou para um chazinho de fim de tarde...

Anote aí: amasse umas três bananas, quanto mais maduras, melhor. Numa tigela, misture as bananas amassadas, 3 ovos inteiros, 2 xícaras de açúcar (eu gosto de usar o demerara), 1 ½  xícaras de farinha de rosca, ½ xícara de aveia em flocos, ¾ de xícara de óleo de canola, girassol ou milho (evite usar o óleo de soja, que tem sabor forte) e 1 colher (de sopa) de fermento em pó. Se gostar, acrescente uma colher (de chá) de canela em pó. Misture tudo muito bem, coloque nas forminhas de muffins e leve ao forno preaquecido a 180ºC.

Nos meus cupcakes, eu acrescentei um punhado de passas brancas e uma cobertura de granola antes de levar ao forno, que também poderia ser de castanhas ou nozes picadas. Caso deseje, esta mesma receita pode ser assada em forma de bolo tradicional. O que deixa a receita ainda mais gostosa é untar a forma com manteiga e polvilhá-la com açúcar e canela, antes de despejar a massa.

De todo jeito, o perfume na sua cozinha será como um alerta para todo mundo querer comer uma fatia ou um bolinho ainda quente, viu?

Faz! Ainda dá tempo! Bom domingo!


domingo, 19 de janeiro de 2014

Cartões decorados com Ponto Cruz



Lembram dos meus cupcakes Soda?


No mesmo dia que fiz os meus cartões de Natal  resolvi usar o presente enviado pela minha querida amiga francesa, a Valérie.



Os cartões já vêm com a abertura e o envelope, prontos para a colocação do bordado. Eu havia feito os meus próprios cartões, como mostrei neste post, mas o presente da Valérie facilitou muito a minha vida! 


Selecionei os cupcakes de acordo com a cor do papel. Recortei a sobra do tecido e o posicionei na abertura.

 

Prendi estas bordas, pelo lado de dentro, com fita dupla face, esticando bem o tecido.

Após este passo, coloquei mais fita dupla face para prender a parte do cartão que esconde o avesso do bordado. Isso poderia ser feito com cola em bastão também, mas optei pela fita que já estava à mão.


Voilá! Um cartão de aniversário personalizado, cheio de doçura e carinho para quem o receber! 


domingo, 12 de janeiro de 2014

Retrospectiva Linhas Escritas 2013



Uma pequena mudança marcou o ano. Optei por publicar um post no último dia de cada mês, com a resenha de um livro.

Todas as minhas indicações são passionais, afetivas. Eu falo de livros que li e os recomendo ou não, com base no meu gosto pessoal, exclusivamente. Ler é uma fonte inesgotável de lazer para mim. Nem me lembro de algum tempo em que eu não estivesse lendo algo…

A lista dos volumes resenhados em 2013 é diversificada (clique na legenda para ler cada post):

1. Cores de Outono (31/01/2013)
2. O Tempo Entre Costuras (1º/3/2013)
3. Zonas Úmidas (31/03/2013)
4. Os Pilares da Terra (30/04/2013)
5. Laowai (31/05/2013)
6. Carmen – Uma Biografia (30/06/2013)
7. A Montanha e o Rio (1º/08/2013)
8. A Menina Que Roubava Livros (31/8/2013)
9. Mundos de Eufrásia (30/09/2013)
10. A Sombra do Vento (31/10/2013)
11. Cem Anos de Solidão (30/11/2013)

12. Pequeno Segredo (31/12/2013)
 
Espero que tenham gostado da minha seleção e que esta possa ser útil para suas leituras em 2014!



domingo, 5 de janeiro de 2014

Retrospectiva Crafts 2013



2013 terminou e revelou-se um ano muito positivo em termos de vivências e aprendizados. Pude aprender algumas coisas novas, testar técnicas e mesmo alguns fracassos ocasionais ensinaram-me valiosas lições. 


Janeiro teve início com as bênçãos de São Francisco de Assis, inspiração para os posts com as retrospectivas de 2012 tanto nos crafts como nos livros. Quem acredita que este espaço já existe há quase 4 anos?? Mostrei ainda uma forma diferente de embalar cartões de Natal. 



Fevereiro chegou cheio de patchwork e com cheirinho de bolo! Costurei os squares do Quils Margaret Sherry e fiz uma capa de caderno. O bolo zebrado, que vi no Pinterest, viria a tornar-se um hit aqui em casa.



Março, mês das mulheres, inseriu os homens na roda. Um bookmark black&white, desafiador de bordar na aída preta, e mais um quadro da árvore familiar para um casal de amigos. Bom mesmo foi fechar o mês com uma receitinha leve e deliciosa! 



Abril foi intenso! Quiltei pela primeira vez, com um resultado razoável. Minha máquina de costura, valente, aguentou o tranco, mas no limite… O presente para um bebê muito querido recebeu etiqueta personalizada. Um novo bookmark foi enviado para uma amiga de além-mar e o Pinterest, de novo, inspirou um bordado diferente e especial. O mês terminou com cheirinho de maçã e canela…



Maio, que mês lindo! Panos de prato com bordadinhos para um enxoval de menino, o retorno do ponto cruz às minhas agulhas, um quebra-cabeças gigante – que viria a tornar-se um dos fracassos de 2013... – e, por fim, as letras remanescentes do quilt Margaret Sherry viraram cartões!!!! 



Junho foi um mês especial: bordei meu primeiro Soda! O ponto cruz estava com força total e bordei ainda um novo bookmark. Ainda deu tempo de apresentar dois livros inspiradores. 



Julho, mês do meu aniversário, estava cheio de presentes. Mostrei um jeito diferente de usar os hexágonos de tecido, aplicados num conjunto de toalhas. Um bordado antigo, um dos meus primeiros trabalhos, ganhou casa nova em Curitiba. Já a minha casa estava com cheirinho do bolo “toalha felpuda” e as cores de um bordado Margaret Sherry que causou espanto de tão diferente. 



Agosto chegou de mansinho e me deixou mostrar os lindos presentes que recebi. Tornei-me irremediavelmente viciada nos gráficos Soda e bordei uma série de cupcakes de babar! Panos de prato com barrados em patchwork e o bordado MS aplicados numa ecobag foram as costuras do mês. 



Setembro, mês da chegada da primavera, marcou a finalização do meu primeiro Soda “grande” e do bordado “Bruna”, usando um ponto simples com efeito distintivo. Um pacotinho recheado de mimos chegou do Canadá, resultado das divertidas trocas promovidas pelo blog Margaret Sherry Lovers. 



Outubro revelou-se um ótimo mês para concluir projetos. O bordado Soda foi aplicado numa almofada totalmente inspirada nas artes da Isa, do Get Crafty Now! Bordei um biscornu lilás e concluí a aplicação do bordado “Bruna” numa almofada. A receita do mês era um pedido do meu marido, spaguetti a carbonara. Yummi! 



Novembro, o ano quase fechando suas portas, e eu bordando Sodas! Dois novos bordados fofos, uma listra no padrão Chevron aplicada num pano de prato e hexágonos de crochet mostraram como o mês foi diversificado e, melhor, divertido! 



Dezembro é tempo de parar? Que nada!!! Mostrei minha já tradicional guirlanda de Natal, renovada com pequenos Noeis, um exemplo de como o patchwork pode nos ajudar a envelhecer melhor, uma técnica de crochet usando duas cores para um resultado fofo e os cartões de Natal de 2013, sempre feitos à mão. Para fechar o ano, o correio de Natal, cheio de carinho dos amigos de perto e de longe. 


Foi ou não um ano bom?? Desejo a todos um ano produtivo, criativo, cheio de aprendizados e muitos trabalhos manuais!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...